• A chamada "varedura telefônica" assegura a confidencialidade das comunicações dentro de uma empresa? 

 Não. Pois o temido "grampo" telefônico pode ser colocado tanto no terminal que originou a ligação como no de destino. Um terminal criptografado é a única solução para assegurar a confidencialidade das comunicações entre interlocutores em uma organização. 

  • Como uma empresa pode se precaver de fraudes ou outras ações criminosas? 

Uma análise de vulnerabilidades minimiza as falhas de segurança dentro de uma empresa e a verificação da integridade de candidatos e atuais funcionários, fornecedores e parceiros de negócio, através de uma detalhada análise dos seus antecedentes, entrevistas, assistência de peritos especializados e estudos específicos e cruzamento de todos os dados, pode revelar possíveis fraudadores, sua motivação e delitos passíveis de serem cometidos.

  • Qual é o momento correto para iniciar a investigação de uma fraude? 

É possível dar início à uma investigação com apenas uma suspeita embora sem nenhuma evidência concreta. Uma denúncia anônima, a declaração de ex-funcionários ou qualquer informação recebida, independentemente de anonimato ou de quem as forneceu, pode sinalizar a necessidade de se iniciar uma investigação. 

  • Existe um modelo de investigação a ser seguido? 

Não. Para cada tipo de caso há um tipo de investigação. As pessoas envolvidas nesse processo devem possuir conhecimentos aplicados à área específica, pois os fraudadores e criminosos geralmente têm conhecimento de processos usados na organização e se aproveitam de fragilidades para cometer os delitos. Durante o processo investigatório deve ser mantida a discrição e a rotina da companhia e o número de funcionários conhecedores do seu desenrolar deve ser o menor possível. 

  • Qual é a melhor forma de coletar as evidências? 

 Analisando as vulnerabilidades e as falhas nos controles internos da empresa. Geralmente as evidências são reveladas por um conjunto de fatos isolados que irão se cruzar ou interagir num determinado momento, data, hora e local. Para descobrir o ponto de convergência desses fatos e obter a relação entre eles a TRUESAFETY utiliza softwares de investigação criminal de última geração e conta com equipes de campo para buscar informações externas.